Acacci recebe “menção honrosa” em simpósio internacional

Trabalho realizado na Brinquedoteca da entidade é destaque no evento

 

A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil – Acacci recebeu uma menção honrosa durante o II Simpósio Internacional da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABbri). O evento, que reuniu autoridades no assunto, contou com mesas redondas, minicursos e diversas palestras no último dia 15. 

 

O destaque foi para o trabalho realizado na Brinquedoteca da Acacci, que defende o brincar como um direito de crianças e adolescentes. A iniciativa transformou-se em campo de estudo, com o tema: “Quando a vida exige seus direitos: uma fenomenologia de brincar na Acacci”, título da obra publicada pela editora Appris, originada da pesquisa de mestrado da então pedagoga da instituição em 2018 e, hoje, membro do Conselho-Técnico Científico da entidade, Ana Karyne Loureiro Furley, com participações de Hiran Pinel (professor universitário – Ufes), Luciene Sena (superintendente da Acacci); José Raimundo Rodrigues (doutor em educação pela Ufes). 

 

Para a superintendente da instituição, Luciene Sales Sena, a menção confirma o propósito da Acacci em defender o acesso a direitos. “Para a Acacci é um privilégio e uma honra receber esta menção, agradeço a todos os profissionais envolvidos que realizam esse trabalho diariamente e faz com que ele seja reconhecido. É o propósito da instituição fortalecer o acesso ao direito de crianças e adolescentes brincarem de forma lúdica e agregadora”, diz.

 

Ana Karyne Loureiro também destaca o acesso a direitos. “A Acacci é uma instituição diferenciada no que diz respeito a Brinquedoteca, pois conta com profissionais capacitados, espaço adequado, além de fortalecer o direito de brincar à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente. É realmente um exemplo e merece o reconhecimento”, completa.

 

“É muito potente essa menção honrosa, ainda mais advinda de um Simpósio Internacional dedicado ao brincar e brinquedos – brinquedotecas. Tal prêmio estimula nosso grupo de estudos, pesquisas e intervenção da UFES/PPGE, o Grufei, Grupo de Fenomenologia, Educação (Especial) e Inclusão, sinal que nosso trabalho torna-se mais e mais relevante para nossa comunidade capixaba e até brasileira”, destaca o professor universitário, Hiran Pinel. 

 

Sobre a ABbri

 

A Associação Brasileira de Brinquedotecas é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1984 e qualificada como OSCIP (Organização de Sociedade Civil de Interesse Público). Atua para que as crianças tenham o direito de brincar em diversos ambientes. É filiada à Associação Internacional de Brinquedotecas (ITLA) e realiza cursos de formação para brinquedistas.

 

Ultimas Noticias
Fale com a Acacci