Serviços

A Acacci conta com uma equipe de multiprofissionais que atuam, em conjunto, para proporcionar o melhor plano de cuidados para o usuário da instituição. A equipe é formada por:

Serviço Social:

É composto por Assistentes Sociais que prestam atendimento direto aos usuários. A equipe busca formas de beneficiar o assistido durante todo plano de cuidado onco-hematológico. Os profissionais também atuam como facilitadores para o acesso a informações de programas públicos e institucionais. Além de realizar o primeiro acolhimento institucional, reuniões periódicas com os usuários, articulações internas com a equipe multidisciplinar e com outras redes de assistência e de apoio ao combate ao câncer infantojuvenil, dentre outras atividades correlatas à área.

Fisioterapia:

Os profissionais trabalham para oferecer um suporte fisioterápico onco-hematológico como foco na reabilitação e na retomada das atividades diárias do usuário o mais breve possível. O profissional tem como objetivo maior, proporcionar uma melhor qualidade de vida para o usuário. Para isso, é elaborado, um plano de intervenção, personalizado com as necessidades de cada usuário. O fisioterapeuta dispõe de um consultório, totalmente equipado para realizar o seu trabalho e atua sob uma visão integrada do usuário. Além de atendimentos no consultório, o profissional também vai até os quartos e leitos para realizar a “Blitz da Fisio”.

Psicologia:

O profissional atua de forma multidisciplinar, promove atendimento em grupos, realizando rodas de conversas, entre outras intervenções. Além de apoiar na concepção e construção de projetos institucionais.

Nutrição:

O profissional de nutrição atua possibilitando uma intervenção adequada e buscando auxiliar na recuperação e/ou manutenção do estado nutricional do usuário. O profissional trabalha para oferecer uma alimentação saudável por meio de um cardápio que atenda às necessidades dos usuários. Além de dispor de um consultório totalmente equipado para a prática de atendimento individualizado, o profissional também atua junto à cozinha sempre com a preocupação de oferecer o melhor.

Pedagogia:

O paciente em processo de tratamento de doenças crônicas tem o direito de receber atendimento educacional de forma especial. Por isso, a instituição promove o acesso aos usuários a este direito. Neste sentido, são realizadas ações de intervenção socioeducativas, sempre levando em consideração o ano e o conteúdo que o usuário está matriculado. Além de atuação na própria entidade, o profissional também atua no Núcleo Onco-hematologia do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg).

 

Os usuários atendidos pela Acacci e que residem fora da região metropolitana da Grande Vitória, contam com o nosso Suporte Logístico (Casa de Apoio). O serviço é ofertado para aqueles que vêm à capital capixaba para a realização de consultas, exames e outros procedimentos. O suporte contempla hospedagem, alimentação e transporte. Para acesso ao serviço, o usuário é encaminhado pelo setor de Serviço Social do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg) ou por hospitais parceiros, após análise socioeconômica realizada pelo setor de Serviço Social da Acacci.

Hospedagem:

O espaço conta com 12 quartos, com dois leitos cada um, suportando até duas famílias (paciente e responsável legal). Ao todo, a Organização comporta até 48 usuários. Os quartos contam com acessibilidade, suíte e armários. Já o espaço de acolhimento conta com um pátio central de convivência e multiatividades, banheiros, cozinha, refeitório e espaço de lazer para os usuários.

Alimentação:

Com espaço exclusivo para as refeições dos usuários, a Acacci oferece cinco refeições diárias, sendo elas: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Em casos de necessidades dos usuários, fora desses horários pré-definidos, também é possível realizar a alimentação de acordo com as dietas e orientações médicas.

Transporte:

A Acacci conta com veículos equipados para oferecer o melhor para o público atendido, os motoristas são capacitados e os carros são constantemente vistoriados.

O serviço tem por objetivo possibilitar a análise das condições socioeconômicas dos usuários da instituição. Por meio desta análise, a Acacci poderá conceder benefícios como cesta básica, ajuda de custo, fraldas descartáveis, vale transporte, entre outros.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças, a recuperação da saúde, melhor qualidade de vida e bem-estar de indivíduos e coletividades. As Práticas visam o cuidado integral ao paciente e são embasadas na avaliação holística do indivíduo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, mental, emocional, espiritual e social. Para tal, utilizam-se sistemas, recursos e abordagens que estimulam os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.


Outros dois aspectos em comum nas diversas abordagens das PICS são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. A Acacci conta com um espaço exclusivo e equipado para a realização dessas práticas, oferecendo Arteterapia, Meditação, Yoga, Biodança, Musicoterapia, entre outras.

Por meio de delineamento socioeducativo e multidisciplinar abarcando educação, arte, música, movimento, dentre outros, a Acacci promove ações que potencializam os aspectos biopsicossocial da criança e do adolescente em tratamento onco-hematológico. As intervenções potencializam, também, o bem-estar, as capacidades socioafetivas, cognitivas, psicomotoras e de socialização, além, de possibilitar a aproximação e a vivência em artes, música, expressão e movimento corporal, promovendo o protagonismo e a subjetividade de crianças e adolescentes nas relações com as atividades lúdico-pedagógicas e com os outros.

Fale com a Acacci