Diagnóstico precoce

Entre os eixos de atuação da Acacci está o Diagnóstico Precoce, que objetiva disseminar o conhecimento sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, sendo algumas iniciativas:

Acaccinho com Você

Acaccinho com Você (Acaccinho Itinerante/ Vai à Escola) é uma iniciativa da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil – Acacci. O projeto tem como objetivo disseminar informações sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil para a toda a sociedade. A proposta foi desenvolvida a partir de depoimentos de famílias que relatavam terem sido foram alertadas por profissionais da comunidade escolar, tais falas fizeram nascer em 2019, o Acaccinho vai à Escola. E hoje, o projeto mantém a essência da proposta original, com o nome Acaccinho com Você, que além das escolas, também contemplará sensibilizações em outros locais, tais como: empresas, associações comunitárias, unidades de saúde, entre outros. Dessa forma, a entidade busca criar uma rede de agentes multiplicadores de informações sobre a temática trabalhada. 

Em 2020 o projeto contou com o apoio do Sicoob, da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência (Coniacc) e da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Programa Diagnóstico Precoce

O Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil é uma iniciativa do Instituto Ronald McDonald, promovido pela Acacci no Espírito Santo. O Programa tem como objetivo contribuir com o aumento da identificação precoce da doença em crianças e adolescentes por meio de capacitações e sensibilizações de profissionais da saúde básica e educadores, para que possam desenvolver o olhar específico para suspeitarem da doença e saberem como encaminhar para o diagnóstico, contribuindo também com a organização da rede de saúde na localidade.

aa_0008_17e_ban_inst

Em 2011 o Programa capacitou mais de 300 profissionais da Estratégia Saúde da Família e do Programa Agentes Comunitários dos municípios de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. Em 2021 o Programa retornou com um novo formato, voltado para profissionais e estudantes de saúde e educação, com uma coordenação técnica e científica. Os recursos advindos da campanha McDia Feliz desde 2019 são destinados para o Programa.

Setembro Dourado

O Setembro Dourado foi criado com o objetivo de alertar profissionais de saúde, pais e sociedade em geral sobre os sinais e sintomas para a detecção do câncer infantojuvenil. Estes sinais e sintomas são comuns a doenças muito mais frequentes na infância e, na maioria das vezes, a criança está bem, o que dificulta associação com doença de tamanha gravidade. De acordo com os especialistas em oncologia pediátria, nem sempre, numa primeira consulta, o médico terá dados suficientes para a suspeita do diagnóstico. Por isso é importante os pais ou cuidadores retornarem ao atendimento, caso os sintomas persistam e/ou apareçam novos sinais. Com o diagnóstico da doença nas fases iniciais, as chances de cura costumam ser maiores, podendo chegar a mais de 80%. 

Nesse sentido, durante todo o mês de setembro, a Acacci intensifica a disseminação dessas informações, por meio de campanhas, ações e eventos, mobilizando toda a sua rede de parceiros e sociedade capixaba. A campanha Sinais, criada pela empresa parceira MP Publicidade, é uma das peças principais desta mobilização. A campanha, por sinal, foi veiculada nacionalmente pela TV Globo e já recebeu diversos prêmios.

Mais informações

Fale com a Acacci