Esculturas capixabas de vacas ganharão as ruas das cidades, a partir de 15 de setembro, em prol da Acacci, AFECC e Fundação Praia do Canto

A CowParade Vitória e Vila Velha apresenta os 55 nomes, incluindo artistas solos e coletivos, que vão participar, entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro, da 14ª edição do maior evento global de arte de rua no Brasil.  O Comitê Julgador, formado por especialistas em arte e folclore capixaba, avaliou 396 projetos. A lista completa dos selecionados está abaixo e também disponível no site www.cowparade.com.br

 

Entre os artistas que vão assinar as esculturas no formato de vaca na mostra capixaba, estão nomes como Heidi Liebermann, Ale Gabeira, Kleber Galveas, Júlio Tigre, Handerson Chic, Ivan Coelho e Ângela Gomes, só para citar alguns. Starley Bonfim, artista do coletivo FG Crew e um dos criadores do Festival de Graffiti do Espírito Santo (ORIGRAFFES) foi o criador da primeira vaquinha capixaba, pintada ao vivo no evento que marcou a abertura das inscrições, em julho último.

Dentre os projetos selecionados, 26 são de artistas residentes em Vitória e 12 de Vila Velha. Também customizarão uma vaquinha na mostra capixaba artistas da Serra, de Cariacica, Guarapari e Venda Nova do Imigrante. Veja a lista completa de selecionados no www.cowparade.com.br

De acordo com o Comitê Julgador, formado por Lincoln Guimarães Dias, artista visual e professor do Departamento de Artes da UFES; a mestre em artes visuais, Flávia Dalla Bernardina; a diretora de projetos da Matias Brotas Arte Contemporânea, Lara Brotas; Rita Rocio Tristão, arquiteta e diretora da CASACOR ES; e o carnavalesco Osvaldo Garcia, o talento artístico dos capixabas e a qualidade excepcional dos projetos recebidos tornaram a avaliação um grande desafio.

“Os projetos estão incríveis e fiquei encantada com vários deles. O processo de escolha não foi fácil. Mas podemos dizer que a cultura capixaba está muito bem representada nos projetos selecionados para a CowParade Vitória-Vila Velha”, revela Rita Tristão. “Fiquei muito surpresa com a diversidade de obras, que vão representar não só a nossa cultura local, mas também a peculiaridade de cada artista”, destacou Flávia Dalla Bernardina. Lara Brotas concorda. “Dentre mais de 180 artistas, nós selecionamos um conjunto muito representativo e tenho certeza que essa exposição vai aproximar o grande público da arte do Espírito Santo”.

Para Osvaldo Garcia, a CowParade Vitória-Vila Velha é bem-vinda pois vai oferecer “grande visibilidade aos artistas capixabas”. “Para mim, particularmente, foi muito legal encontrar vários alunos, ex-alunos, gente que

se formou na UFES entre os selecionados. Foi gratificante ver que a Escola de Arte da UFES está cumprindo o seu papel”, avaliou Lincoln Dias.

Segundo Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, empresa especializada em marketing cultural que detém os direitos exclusivos da CowParade no Brasil, o número de projetos recebidos, vindos de várias cidades, superou as expectativas. “Ficamos muito felizes com o envolvimento dos artistas.  Sobretudo, pela qualidade artística dos trabalhos recebidos.  A CowParade Vitória-Vila Velha fará uma linda homenagem ao Espírito Santo que, tenho certeza, vai encantar os capixabas”, comenta a executiva.

Como parte do seu legado, a exposição também contará com a participação de quatro escolas da Grande Vitória, que vão pintar suas vaquinhas. Ao final da mostra, será promovido um leilão beneficente de todas obras, em prol de três instituições sociais do estado do Espírito Santo – Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC) e Fundação Beneficente Praia do Canto (FBPC).

Com realização da Toptrends, a CowParade Vitória e Vila Velha conta com o patrocínio da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Governo do estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), e das prefeituras de Vitória e de Vila Velha, por intermédio de suas respectivas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo.

 

Sobre Acacci

A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil, a Acacci, desenvolve um programa de assistência integral voltado para crianças e adolescentes com câncer desde 1987. A Associação se preocupa em articular esforços públicos e privados para o fortalecimento de uma política pública voltada para o atendimento de crianças e adolescentes com câncer, além de implementar ações que propiciem o desenvolvimento e a melhoria das competências dos profissionais de saúde, dos funcionários e dos voluntários da instituição.

 

Sobre AFECC

Há 71 anos a Afecc oferece assistência de qualidade para cuidar dos pacientes com câncer no Espírito Santo. A história que começou com o cuidado aos pacientes oncológicos, tem seus frutos em uma jornada de crescimento, humanização, inovação, dedicação e grandes avanços. Além de atendimento de qualidade, a Afecc disponibiliza 24 projetos sociais aos pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita de Cássia. São projetos com foco no bem-estar e na manutenção do tratamento médico após a alta hospitalar.

 

Sobre FBPC

A Fundação Beneficente Praia do Canto (FBPC) é uma organização da sociedade civil situada na região da Grande São Pedro, sem fins lucrativos, de caráter socioeducativo, tecnológico, cultural, esportivo, de segurança alimentar e nutricional. Foi fundada em 1983 pela Igreja Batista da Praia do Canto para servir aos mais necessitados, com especial atenção às crianças e adolescentes, estendendo as ações às suas famílias e à comunidade local da região da grande São Pedro em Vitória.

 

Sobre a Shell Brasil

Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil.

A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

 

Sobre a Toptrends

Empresa referência em projetos de arte urbana, a Toptrends nasceu em 2004 com o propósito de unir cultura, causas sociais e marcas através de ações de marketing cultural. Detentora dos direitos exclusivos de realização no Brasil da CowParade, considerada um dos maiores eventos de arte de rua do mundo, a Toptrends também contabiliza uma série de projetos de grande repercussão. Entre eles estão as exposições: Mônica Parade, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções; a Call Parade idealizada para a empresa Vivo; e a Big Heart Parade e a 17 ODS para um Mundo Melhor, que estão em itinerância pelas principais cidades brasileiras.

 

Mais informações

Assessoria CowParade Vitória-Vila Velha

RF Comunicação
Rose Frizzera – (27) 99989-2739

Paula Dell’Isola – (27) 98856-6370

Assessoria Toptrends

Gê Rocha (11) 94177-6066

 

Fale com a Acacci