Acacci apoia campanha Setembro Dourado 2023 promovida pela Coniacc

De caráter nacional, a iniciativa visa a conscientizar sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil a fim de combater o preconceito e a negação à doença

Tradicionalmente conhecido como o mês da conscientização sobre o câncer infantojuvenil, até 30 de setembro, mais uma edição da campanha “Setembro Dourado”,  promovida pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) ganha espaço no Brasil. Idealizada pela agência Love Comunicação, de Caxias do Sul, a campanha nacional utiliza personagens do imaginário infantil que formam a “Turma Coniacc” – o Elefante Motoqueiro, a Girafa Fitness e a Zebra Astronauta. Eles chamam atenção pela contraposição da fantasia das crianças com uma realidade dura e silenciosa: os sinais e os sintomas do câncer infantojuvenil existem de verdade. A doença ainda é a maior causa de óbitos entre jovens de 1 a 19 anos, porém o diagnóstico precoce pode aumentar o índice de cura em torno de 80%.

De forma lúdica, mas adotando uma mensagem clara e objetiva, a campanha circula por cenários urbanos, misturando-se ao cotidiano de pessoas comuns na tentativa de romper o preconceito e a negação sobre o câncer infantojuvenil, alertando para sinais e sintomas que devem ser observados e investigados. Entre eles estão manchas roxas pelo corpo, dor óssea, fadiga, perda de peso inexplicada e inchaços sem trauma. “O Brasil apresenta o dado preconizado de que cerca de 4 mil crianças não conseguem, sequer, chegar ao diagnóstico da doença. Se comparada a condição de que o diagnóstico precoce eleva o percentual de cura, estima-se que esses 4 mil pacientes podem chegar ao óbito”, alerta Rocco Donadio, diretor de Comunicação e Marketing da CONIACC e presidente da Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha – DOMUS, uma das 49 instituições associadas. No mundo, aproximadamente 400 mil novos casos são diagnosticados a cada ano.

As peças publicitárias estampam o mobiliário urbano (afixadas nas paradas de ônibus), outdoors, busdoors, anúncios em jornais e revistas, cartazes, spots e roteiros de vídeos para a mídia eletrônica, camisetas, flyers e cards para redes sociais. “O câncer em crianças e adolescentes se apresenta de forma diferente ao adulto, onde sua origem pode estar, na maioria das vezes, em células responsáveis pela formação dos diversos tecidos da criança na vida intrauterina. A informação e a conscientização se tornam fatores fundamentais para combater a doença”, afirma a médica especialista em Hematologia e Oncologia, Teresa Cristina Cardoso Fonseca, também presidente da CONIACC.

 

Conheças as peças abaixo:

 

Fale com a Acacci