ARTIGO | Uso de plataforma de consumo colaborativo no terceiro setor

Uma pesquisa inédita no país e promovida pelo SPC Brasil e Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2017, mostra que os brasileiros estão mais ligados e adeptos ao consumo colaborativo. Ainda de acordo com o levantamento, 79% dos consumidores relataram que a economia compartilhada torna a vida mais fácil. Outro dado curioso é que 68% dos entrevistados disseram que podem passar a adotá-la em, no máximo, dois anos.

 

Mas o que é consumo colaborativo? De maneira simples, é uma nova prática comercial que permite o acesso a bens e serviços sem que haja, necessariamente, a aquisição de um produto ou trocas monetárias. Termos como compartilhar, alugar, emprestar e trocar, substituem o verbo comprar. No mundo já existem várias práticas neste sentido, como o aluguel de bicicletas e ambientes de trabalho compartilhado (co-working).

 

Voltado para instituições do terceiro setor, a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI), em parceria inédita com a startup Bem Comum, está em fase de testes de uma plataforma on-line que permitirá aos usuários a praticar o consumo colaborativo, somando o apoio a uma causa social: o enfrentamento do câncer infantojuvenil. Um dos pontos altos é o relacionamento com instituições de outras causas, sendo possível a troca de alimentos, serviços, móveis e outras oportunidades.

 

Essa é uma estratégia inovadora de mobilização da Entidade, que vai de encontro à necessidade das ONG’s: buscar outras alternativas de movimentar recursos, que fuja das formas tradicionais. O método está em consonância com uma sociedade cada vez mais preocupada com os aspectos socioambientais. Está além da ação “dar e receber”, é uma interação entre as partes em ter fácil acesso ao que o outro oferece.

 

Dando luz à pesquisa mencionada no início deste artigo, o consumo colaborativo tem um longo caminho para percorrer e a tecnologia tem um importante papel neste processo. O mundo está cada vez mais conectando pessoas e trazendo as suas reais necessidades, mostrando que estas estão dispostas a propor soluções, para sanar as necessidades, para o Bem Comum. A pesquisa pode ser conferida na íntegra no site do SPC Brasil.

 

“O momento em que vivemos, de transição de modelos, é como uma onda, podemos surfar nela ou nos afogarmos”. A frase foi dita pela futurista Lala Deheinzelin, durante uma Conferência em 2016. E você, surfará ou afogará? Entre nessa!

 

Por George Costta – Assessor de Comunicação da ACACCI

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