Com patrocínio Master da Shell, esculturas de vacas transformam espaços públicos em uma grande galeria a céu aberto; Visitação é gratuita e, ao final do evento, as obras serão leiloadas em prol da Acacci, AFECC e FBPC
Já tem uma vaca artística no meio do caminho! A CowParade Vitória e Vila Velha começa nesta sexta, 15 de setembro, com 62 esculturas de vacas, em tamanho real, feitas por artistas visuais capixabas ou residentes no Espírito Santo. A 14ª edição do maior evento de arte de rua do mundo no Brasil vai ocupar locais públicos das duas cidades – orla, parques, praças, ruas e avenidas – até o dia 15 de outubro. Confira os artistas e o Mapa das Obras aqui
A mostra reúne artistas renomados como Heidi Liebermann, Ale Gabeira, Kleber Galveas, Júlio Tigre, Starley Bonfim e Ângela Gomes, entre outros – e jovens talentos. A multiplicidade artística – étnica, geracional e de linguagens -, além de celebrar a alegria, a arte e a cultura capixabas, explorando pontos turísticos e ícones locais como panela de barro, moqueca capixaba, congo e gírias populares, aborda questões como diversidade, inclusão social e meio ambiente.
“A CowParade Vitória e Vila Velha é uma iniciativa sociocultural que, além de valorizar a arte local e democratizar o acesso à arte e à cultura, reflete o olhar dos artistas para as temáticas que mobilizam a sociedade”, comenta Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, agência especializada em marketing cultural, que detém os direitos do evento no Brasil, desde 2005,
Como parte da sua missão, a Toptrends sempre envolve escolas locais – públicas e particulares-, possibilitando aos alunos a oportunidade de participar de uma produção artística, desde a concepção de uma ideia até sua materialização em uma obra de arte. Nesta edição, o Comitê Julgador, formado por Lincoln Guimarães Dias, Flávia Dalla Bernardina, Lara Brotas, Rita Rocio Tristão e Osvaldo Garcia selecionou quatro projetos, desenvolvidos por artistas plásticos e alunos das escolas Leonardo Da Vinci, SESI, Americana de Vitória e UMEF Dr. Tuffy Nader, que só chegará às ruas por volta do dia 25 de setembro.
Com realização da Toptrends, a exposição conta com o patrocínio master da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Governo do estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), e das prefeituras de Vitória e de Vila Velha, por intermédio de suas respectivas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo.
Ao todo serão 62 obras, sendo 59 esculturas assinadas por artistas do Espírito Santo e três delas – intituladas Diversidade, Energias Renováveis e 110 anos – pela Shell. “Na Shell, temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento social do país, onde operamos há 110 anos, e as iniciativas socioculturais desempenham um importante papel neste processo. A CowParade, evento global que rodou o mundo, tem o poder de colocar arte ao alcance de todos. A exposição vai transformar as ruas das cidades de Vitória e Vila Velha em espaços expositivos, promovendo inclusão social, além de valorizar a cultura e os artistas capixabas, destaca Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.
As vacas da CowParade Vitória-Vila Velha ficarão nas ruas até o dia 15 de outubro. Depois, serão espalhadas pelos corredores do Shopping Vitória. Ao final da mostra, será promovido um leilão beneficente das obras, em prol de três instituições sociais do estado do Espírito Santo – Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC) e Fundação Beneficente Praia do Canto (FBPC).
Sobre Acacci
A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil, a Acacci, desenvolve um programa de assistência integral voltado para crianças e adolescentes com câncer desde 1987. A Associação se preocupa em articular esforços públicos e privados para o fortalecimento de uma política pública voltada para o atendimento de crianças e adolescentes com câncer, além de implementar ações que propiciem o desenvolvimento e a melhoria das competências dos profissionais de saúde, dos funcionários e dos voluntários da instituição.
Sobre AFECC
Há 71 anos a Afecc oferece assistência de qualidade para cuidar dos pacientes com câncer no Espírito Santo. A história que começou com o cuidado aos pacientes oncológicos, tem seus frutos em uma jornada de crescimento, humanização, inovação, dedicação e grandes avanços. Além de atendimento de qualidade, a Afecc disponibiliza 24 projetos sociais aos pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita de Cássia. São projetos com foco no bem-estar e na manutenção do tratamento médico após a alta hospitalar.
Sobre FBPC
A Fundação Beneficente Praia do Canto (FBPC) é uma organização da sociedade civil situada na região da Grande São Pedro, sem fins lucrativos, de caráter socioeducativo, tecnológico, cultural, esportivo, de segurança alimentar e nutricional. Foi fundada em 1983 pela Igreja Batista da Praia do Canto para servir aos mais necessitados, com especial atenção às crianças e adolescentes, estendendo as ações às suas famílias e à comunidade local da região da grande São Pedro em Vitória.
Sobre a Shell Brasil
Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell
Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil.
A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Sobre a Toptrends
Empresa referência em projetos de arte urbana, a Toptrends nasceu em 2004 com o propósito de unir cultura, causas sociais e marcas através de ações de marketing cultural. Detentora dos direitos exclusivos de realização no Brasil da CowParade, considerada um dos maiores eventos de arte de rua do mundo, a Toptrends também contabiliza uma série de projetos de grande repercussão. Entre eles estão as exposições: Mônica Parade, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções; a Call Parade idealizada para a empresa Vivo; e a Big Heart Parade e a 17 ODS para um Mundo Melhor, que estão em itinerância pelas principais cidades brasileiras.
Mais informações
Assessoria CowParade Vitória-Vila Velha
RF Comunicação
Rose Frizzera – (27) 99989-2739
Paula Dell’Isola – (27) 98856-6370
Assessoria Toptrends
Gê Rocha (11) 94177-6066